Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 13h00

Email:
 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Ciclo de Cinema: “OS LUGARES QUE HABITAMOS” | 6-27 Abril, 2016 | FLUL
Lugares

 

Data: 6 a 27 Abril, 2016
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL/NuCiVo/Arquiteturas Film Festival


OS LUGARES QUE HABITAMOS

Ciclo de Cinema

6-27 Abril

Este ciclo de cinema surge de uma parceria entre o Arquiteturas Film Festival, a FLUL (NuCiVo) e o CEAUL e debruça-se sobre o tema “Os lugares que habitamos”. A escolha centrou-se em filmes que questionam e ilustram visões do futuro das cidades. Passando pela China, EUA, Espanha, Alemanha e Áustria, a diversidade dos argumentos representa a distinta relação que a arquitectura e o cinema possuem. Nestes filmes podemos observar como os realizadores tiram partido dos diferentes géneros narrativos (ficção, documentário e experimentalismo) para contar histórias que nos transportam no tempo e no espaço desvendando realidades utópicas e distópicas do mundo. O ciclo contará com um debate final com vários convidados.

PROGRAMAÇÃO:

6 de Abril

Double Happiness

Ella Raidel

2014 // Austria // 72’

Uma viagem cinematográfica à China, onde um clone da cidade austríaca de Hallstatt tem sido realizado como um projeto imobiliário. O filme narra a história desta cópia planeada em segredo, da sua descoberta e da motivação para a construção de uma réplica em estilo “conto de fadas”, numa região com uma população de milhões de pessoas.

Prémio de Melhor Filme Internacional – Arquiteturas 2015

Trailer

http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/double-happiness/

Total 72m

//

13 de Abril

Back Up Tapes from Moon and Mars

eteam – Franziska Lamprecht and

Hajoe Moderegger

2012 // EUA // 34’

Em 2012, a dupla eteam visitou as cidades de Mars e Moon Township, na Pensilvânia. A sua abordagem é documental, posicionando-se como antropólogos culturais que veem as cidades como se fossem ambientes simulados na Terra, um campo de treino para a eventualidade de viver no planeta Marte e no satélite da Terra, a Lua.

Trailer

http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/back-up-tapes-from-moon-and-mars/

Sueñan los Androides

Ion de Sosa

2015 // Espanha // 61’

É o ano de 2052, em Espanha, e os últimos dias de quase tudo. A cidade é uma sequência de obras abandonadas. Todos os dias há menos pessoas e nem todos são humanos. Uma ovelha custa quatro milhões e meio de pesetas e há que gastar muitas balas para pagar por uma.

Trailer

http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/androids-dreams/

Total 95m

//

20 de Abril

Cities Potential Space

Gusztáv Hámos & Katja Pratschke

2014 // Alemanha // 30’

A forma que a cidade poderia ter assumido, como a cidade vai aparecer no futuro, são aspetos que exploramos no nosso projeto. Investigamos visões urbanas e modelos de cidade, passagens espaciais e temporais, fronteiras, locais de transição e dos limites.

Trailer

http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/cities-potential-space/ 

Life in the Coffin Factory

Alexander Dworschak

2014 // Austria // 48’

Em 1989, um grupo de 30 ativistas adquiriram uma propriedade e a ruína do que havia sido uma das maiores fábricas de caixões no tempo do antigo império Austro-Húngaro. Passo por passo, eles foram tornando-a num projeto de habitação coletiva único e excepcional, constituído por 112 apartamentos, um jardim infantil, um restaurante e banhos públicos.

Trailer

http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/life-in-the-coffin-factory/

Total 78m

//

27 de Abril

Unsupported Transit

Zachary Formwalt

2011 // EUA // 15’

Filmado nas actuais obras de construção da nova bolsa de valores projetada por OMA em Shenzhen, na primeira das Special Economic Zones na China. Neste local, uma história começa a ser contada com as primeiras fotografias sequenciais de Edwward Muybridge e um trabalho encomendado que ele realizou para Leland Stanford.

Total 15m

Projeção seguida de debate: “Que lugares habitamos?” com José Duarte (FLUL/FCT/CEAUL), Sofia Mourato (Arquiteturas Film Festival), Hermínia Sol (IPT/CEAUL), Sofia Machado (FBAUL/LAMIPA). Moderação: Manuel Seatra (NuCiVo)

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link