Página Inicial

English (United Kingdom)
Colóquio Internacional Narrativa e Medicina: Doença e Diálogo

Data: 13-14 Setembro
Local: FLUL
(Co-organização: Centro de Filosofia da UL, Centro de História da Cultura da UNL)


Programa: images/documentos/final_programme_-_n__m_conference.pdf

Para mais informações, contactar Centro de Estudos Anglísticos (217920092), Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou consultar http://medicineandnarrative.blogspot.com/

O conceito Narrativa e Medicina baseia-se na convicção de que a consciência dos processos narrativos é crucial para as práticas médicas, complementando os métodos baseados na evidência. A atenção às histórias verbalizadas pelos doentes, bem como à sua linguagem corporal, requer empatia e tempo, que tantas vezes falta em sistemas de saúde que oferecem hospitais mas nem sempre hospitalidade. Os médicos e os profissionais de saúde beneficiarão com uma aprendizagem dos modos de contar e adequar as suas narrativas, designadamente a notícia da doença e a explicação dos tratamentos. O estabelecimento de efectivo diálogo entre médico e doente para ultrapassar a barreira clínica é decisivo para o processo de cura e para a gestão da dor. O campo da medicina narrativa abarca não só as competências comunicativas, mas constitui, desde há muito, uma terapia para a projecção e o alívio do sofrimento. A medicina baseada na narrativa honra, desenvolve e potencializa o encontro clínico. Os estudos literários, partilhando com a filosofia preocupações de hermenêutica e ética, dão-nos os meios para identificar mecanismos quer da construção de narrativas quer da sua interiorização, servindo as práticas clínicas e as orientações terapêuticas.

O colóquio internacional Medicina e Narrativa: Doença e Diálogo decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 13 e 14 de Setembro, numa organização conjunta do Centro de Estudos Anglísticos e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, bem como o Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa. De entrada livre, o colóquio reunirá eminentes especialistas, docentes e investigadores das humanidades e da medicina, profissionais de saúde e doentes, com conferências, painéis e comunicações, prevendo-se tempos para debate e participação do público. O colóquio terá também uma componente de disseminação artística relacionada com a narrativa e o sofrimento, com exibição de filmes na Cinemateca e uma exposição de ex-votos na Galeria da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O encontro é uma primeira iniciativa interdisciplinar que pretende aferir a viabilidade de um novo campo de investigação em Portugal, conjugando as disciplinas da Medicina, da Literatura e da Filosofia. Programas desta natureza estão a ser implementados com sucesso nos Estados Unidos e em Inglaterra (“Narrative Medicine” ou “Medical Humanities”). Os beneficiários finais serão não apenas os doentes como também os médicos e os profissionais de saúde, visto quer a análise narrativa quer a crítica ética contribuírem para melhorar as relações terapêuticas.
Conferencistas
João Lobo Antunes, Professor Catedrático de Neurocirurgia, Prémio Pessoa (1996), Conselheiro de Estado, autor de Inquietação Interminável (2010).
Richard Zaner, Professor Catedrático de Ética Médica e Filosofia da Medicina, Univ. Vanderbilt, autor de Conversations on the Edge; Narratives of Ethics and Illness (2004)
Rita Charon, directora do programa “Narrative Medicine”, Univ. Columbia, autora de Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness (2006).
Comissão Científica: Adelino Cardoso, Isabel Fernandes, Manuel Silvério Marques, Rita Charon.




<- Voltar

 
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link