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Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

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Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

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FLUL

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Joaquim João Cunha Braamcamp de Mancelos (colaborador)

Grupo de Investigação: Estudos Americanos (GI 3)
Categoria profissional: Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Artes, U Beira Interior.
Morada institucional: Departamento de Comunicação e Artes, Rua Marquês d'Ávila e Bolama6200-001 Covilhã, Portugal
Endereço de correio electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Principais Resultados Científicos:

  • (2012). “‘O Marulhar de Versos Antigos’: A Presença de Poetas de Língua Inglesa na Obra de Eugénio de Andrade” (Supervisor: António Manuel Ferreira, U Aveiro), U Aveiro (Post Doc in Comparative Literatures). FCT (SFRH/BPD/26752/2006).
  • (2003). “O Espírito da Terra na Obra de Toni Morrison, Rudolfo Anaya e Joy Harjo” (Supervisor: Maria Irene Ramalho, U Coimbra), U Católica (Ph.D. in American Literature). Summa cum Laude. 7 Jan.

Actividade Científica

Publicações em revistas com arbitragem científica e/ou outras publicações:

  • (2012). “De rosto em rosto a ti mesmo procuras: A influência de Fernando Pessoa na obra de Eugénio de Andrade.” Itinerários: Revista de Estudios Lingüísticos, Literarios, Históricos y Antropológicos. Vol. 15: 114-125.
  • (2012). “Um tigre, dois tigres, três tigres: William Blake e Jorge Luis Borges num poema em prosa de Eugénio de Andrade.” Máthesis. Vol. 21: 57-70.
  • (2012). “Walt Eugénio de Whitman Andrade: Somos feitos de pó de estrelas.” Teografias: Sentimento religioso e cosmovisão literária. Vol. 1: 99-109.
  • (2011). “Flores abertas aos meus segredos: A vegetalização do corpo na poesia de William Shakespeare e Eugénio de Andrade.” Revista Portuguesa de Humanidades. Vol. 15. Nr. 2: 85-98.
  • (2011). “Shall I compare thee to an old man?: A velhice em William Shakespeare e Eugénio de Andrade.” Polissema. Vol. 11: 91-117.
  • (2011). “Canções de amor, desejo e perda: Os blues em três romances de Toni Morrison.” Máthesis. Vol. 20: 77-97.
  • (2011). “Our Traumas, Our Hopes: The Dynamics of a Multicultural Community in Toni Morrison’s A Mercy.Op. Cit. Portuguese Association for Anglo-American Studies Magazine. Vol. 12: 209-215.
  • (2010). “O poeta é um artesão: A arte da escrita nas crónicas de Eugénio de Andrade.” Forma Breve. Vol. 8: 109-121.
  • (2010). “Deafened by the Roar of its own History: Género, memória e identidade no romance Paradise, de Toni Morrison.” Anglo-Saxónica. Series III. Vol. 1: 307-324.
  • (2010). “O terrível nascimento da beleza: A criação literária em diversos Autores.” Polissema. Vol. 10: 93-108.
  • (2010). “Love Flesh / Carne de amor: Metáforas do homoerotismo em Walt Whitman e Eugénio de Andrade.” Forma breve. Vol. 7: 131-143.
  • (2010). “Pintar com palavras: As artes plásticas na poesia de Eugénio de Andrade.” Máthesis. Vol. 19: 131-153.
  • (2010). “O Ensino da Escrita Criativa em Portugal: Preconceitos, Verdades e Desafios.” Exedra. Vol. 2: 155-160.
  • (2009). “A canção do outro que sou eu: A viagem iniciática de Milkman, em Song of Solomon, de Toni Morrison.” Textos e pretextos. Vol. 13 (Fall/Winter): 34-43.
  • (2008). “Walt Whitman e os Pássaros: A Presença do Autor de Leaves of Grass num Texto de Eugénio de Andrade.” Itinerários: Revista de Estudios Lingüísticos, Literarios, Históricos y Antropológicos. Vol. 8: 215-221.

Outras orientações:

  • (2007). Supervision of Cláudia Catarina Dias Costa, “Como Escrever Romances: Um Manual de Escrita Criativa,” U Católica (M.A.). Final Mark: 17/20. 8 May.
  • (2007). Supervision of Cláudia Rodrigues Matos, “Os Duplos nos Romances de Toni Morrison,” U Católica (M.A.). Final Mark: 17/20. 15 Mar.

Artigos em conferências:

  • (2011). “A World of Differences: Image, Identity and Reality in Alejandro Iñarritu’s Babel”. In Milica Spremic and Biljana Dorić-Francuski (Eds.) 
  • English Language and Literature Studies: Image, Identity and Reality: Proceedings. Belgrade: U Belgrade. Vol. 2: 413-422.
  • (2009). “Getting Away with Murder: Why Do Criminals Succeed and Detectives Fail in Neo-Noir Films?” In Anthony Barker, David Callahan, and Maria Aline Ferreira (Eds.) Success and Failure: Essays from the 29th Annual APEAA Conference. Aveiro: U Aveiro, 179-188.
  • (2008). “O Rumor de Versos Antigos: A Presença de Walt Whitman na Poesia de Eugénio de Andrade.” Actas do Colóquio Diálogos com a Lusofonia. Varsóvia: Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos da Universidade de Varsóvia, 203-212.

Livros, incluindo obras de um único autor (incluindo edições escolares de textos e traduções, com introdução e comentários orais ou escritos):

  • (2012). Manual de Escrita Criativa. Lisboa: Edições Colibri.
  • (2011). Introdução à escrita criativa. 3ª Ed. Lisboa: Edições Colibri.
  • (2009). O Marulhar de Versos Antigos: A Intertextualidade em Eugénio de Andrade. Lisboa: Edições Colibri.

Capítulos de livros, incluindo as contribuições para artigos em conferências, contribuições para festschriften, ensaios em coleções:

  • (2011). “Velhas vozes e novos lugares: O diálogo entre a cultura portuguesa e norte-americana numa viagem de Eugénio de Andrade.” In Clara Sarmento (Ed.) Diálogos interculturais: Os novos rumos da viagem. Porto: Vida Económica, 83-89.
  • (2009). “O poeta chega sempre tarde: A ansiedade da influência e a busca da originalidade em Wallace Stevens e em Eugénio de Andrade.” In APinheiroS et al. (Eds.) So Long Lives This, and This Gives Life to Thee: Homenagem a Maria Helena de Paiva Correia. Lisboa: CEAUL, 327-336.
  • (2009). “Era um deus que passava: Mitologia celta e romantismo inglês no poema ‘Green God’, de Eugénio de Andrade.” In Carlos Ceia et al. (Eds.) Letras & Ciências: As duas culturas de Filipe Furtado. Lisboa: U Nova Lisboa/Caleidoscópio, 117-128.
  • (2009). “Old Spells, Magic Herbs and Frightening Creatures: The Curandera in Rudolfo Anaya’s Bless Me, Ultima.” In Konstantina Georganta, Fabienne Collignon and Anne-Marie Millim (Eds.) The Apothecary's Chest: Magic, Art and Medication. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 41-48.

Outras actividades

Comunicações apresentadas em conferências internacionais:

  • (2011). “The Poetic Prism: Personification of Nature and Vegetalization of Humans in Walt Whitman and Eugénio de Andrade.” Reading Nature: Cultural Perspectives on Environmental Imagery. U Complutense / Friends of Thoreau, Madrid, Espanha, 14-16 Dec.
  • (2011). “Detectives with pimples: How teen noir is crossing the frontiers of the traditional noir movies.” SERCIA 2011: Cinema and the Crossing of Frontiers, Societé d’Études et Recherches sur le Cinéma Anglais / U Bath. Bath, UK, 8-10 Sep.
  • (2011). “A Song of Desire and Death: An Evocation of Herman Melville in the Poetry of Eugénio de Andrade.” Melville and Rom: The Eighth International Melville Conference, The Melville Society / U Sapienza, Rome, Italy, 22-26 Jun.
  • (2010). “The Dynamics of Coercion and Fear in ‘Where Are You Going, Where Have You Been?’ A story by Joyce Carol Oates.” Who’s Afraid of...? Facets of Fear in Anglophone Literature and Media, U Bonn, Bonn, Germany, 24-25 Sep.
  • (2009). “A World of Differences: Images, Identity and Reality in Alejandro Iñarritu's Babel.” English Language and Literature Studies: Image, Identity and Reality, U Belgrade, Belgrade, Serbia, 4-6 Dec.
  • (2009). “Welcome to the New World Disorder: Conflict and Personal Transformation in Ian McEwan’s Saturday.” Ian McEwan: Art and Politics in the Age of Terrorism, Humboldt U, Berlin, Germany, 5-8 Mar.
  • (2009). “Pintar com Palavras: As Artes Plásticas na Poesia de Eugénio de Andrade.” Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, U Varsóvia, 28 May.
  • (2008). “A New Intertheoretical Approach: From Creative Writing to Creative and Critical Studies.” The Relevance of Theory / La Resonance de la Thèorie, Centre de Recherches Anglophones, U Paris X-Nanterre, 12-14 Jun.

Comunicações apresentadas em conferências nacionais:

  • (2009). “Deafened by the Roar of Its Own History: Género, Memória e Identidade no Romance Paradise, de Toni Morrison.” Self, Memory and Expression, 30th Annual APEAA Conference, APEAA/U Porto, 19-21 Feb.
  • (2008). “Uma Nova Abordagem Interdisciplinar: Da Escrita Criativa aos Estudos Crítico-Criativos.” Culturas Literárias: Novas Performances e Desenvolvimentos, Associação Portuguesa de Estudos Franceses/U Aveiro, 2-3  Oct.
  • (2008). “Getting Away with Murder: Why do Criminals Succeed and Detectives Fail in Neo-Noir Films?” Success and Failure, 29th Annual APEAA Conference, APEAA/U Aveiro, 17-19 Apr.

Investigação futura:

  • (2008-...) Supervision of Raquel Carolina Madail Pinto Reis, “Técnicas de Escrita Criativa para a Criação de Personagens no Romance Biográfico Ficcional,” U Católica (Ph.D).



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