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Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

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2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

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Maria Antónia Sousa Monteiro da Cunha Lima

Grupo de Investigação: Estudos Americanos (GI 3)
Categoria profissional: Assistant Professor
Graus Académicos: (2001) Ph.D. in Modern Literature, American Literature, U Évora
Morada institucional: Departamento de Linguística e Literaturas, Largo dos Colegiais, 2, Apartado 94, 7002-554 Évora
Endereço de correio electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Projectos de Investigação:

  • (Ongoing). Gothic Creativity, American Gothic in Literature and Other Arts, RG5 (Coord: TAlves), U Lisboa, CEAUL/ULICES. Mentor and Researcher.
  • (Ongoing). Creative Processes in Literature, U Évora, CEL. Collaborator.

Principais Resultados Científicos:

  • (2001). “Brown, Poe, Hawthorne e Melville: Terror na Literatura Norte-Americana” (Supervisor: MAvelar, U Aberta), U Évora (Ph.D. in American Studies).

Actividade Científica

Publicações em revistas com arbitragem científica e/ou outras publicações:

  • (2014) “‘My Hideous Progeny’: creative monstrosity in the works of Kiki Smith, Abigail Lane and Cindy Sherman, Jounal of Literature and Art Studies, Issue 4 Vol.4, April,  ISSN: 2159-5836. El Monte: David Publishing Company, pp. 277-285.
  • (2014) “Psychos’ Haunting Memories: a(n) (un)common literary heritage.” Sanglap: Journal of Literary and Cultural Inquiry, Issue: Terror and the Literary, Vol. I No. I, pp. 1-15. ISSN: 2349-80
  • (2013). "Schoolhouse Gothic: A New Direction for Gothic Studies" Op. Cit. A Journal of Anglo-American Studies - APEAA, II SERIES, Lisbon. Nº 2: 1-9.
  • (2013). “The Abyss Attraction in Poe, Hitchcock and Neil Gaiman.” A Scholar for All Seasons. Homenagem a João Almeida Flor. Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, 625-632.
  • (2013). “‘All Things are Double’” – Eudora Welty’s prismatic View, Anglo Saxonica Ser. III. Nr. 5: 35-46.
  • (2013). “Criatividade Gótica: o contrapoder das trevas.” In Jorge Vaz de Carvalho (Ed.) Arte e Poder: Revista Comunicação e Cultura, U Católica. Nr. 15: 65 –75.
  • (2012).  “A Vida sem Qualidade: o efeito catártico da Literatura Gótica.” Revista de Letras, II. Nr. 11: 97-203.
  • (2012). “The Paradox of Horror: The Dark Side of Gothic Aesthetics." In Eoghain Hamilton (Ed.) The Gothic - Probing the Boundaries, Global Interdisciplinary Research Studies, Oxford: Interdisciplinary Press, 3-11.
  • (2012). "Artistic Monstrosities in New Gothic Art: Creating Shock Waves which Help us Find a Lost Sense of Ourselves.” Monsters and the Monstrous, Global Interdisciplinary Research Studies, Oxford: Inter-Disciplinary Press. Nr. 1. Vol 2 (May): 3- 9.
  • (2012). “PRIMUM NON NOCERE – Acima de Tudo, não Prejudicar: Uma Máxima para a Universidade do Futuro.” In Vaz, Francisco A. L and Sara M. Peireira (Eds.) Universidade de Évora (1559-2009) - 450 Anos de Modernidade Educativa. Lisboa: Chiado Editora, 687-692.
  • (2011). "Evil Writers: The Obsessive Effect of Gothic Writing." In Zuñiga, Laura Torres and Isabel Mª Andrés Cuevas (Eds.) Constructing Good and Evil, Oxford: The Inter-Disciplinary Press, 173-180.
  • (2010). "The Dark Side of the Mediterranean – Expression of Fear from the Inquisition to the Present." Babilónia: Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução. Nr. 8/9: 141-146.
  • (2010). “From Videodrome to Dexter: ‘Long Live the New Flesh!’” Op. Cit. Revista da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Nr. 12: 181-188.
  • (2010). "Poe and Gothic Creativity." The Edgar Allan Poe Review. Spring. Pennsylvania: The Penn State University. Vol. XI. Nr. 1: 22-30.
  • (2008). “Expressões Góticas na Dança de Martha Graham.” Coreo-grafias- Literatura e Dança, Textos e Pretextos. CEC / U Lisboa. Nr. 11: 69-76. 
  • (2008). “‘Ligeia’ de Edgar Allan Poe: Uma mulher muito especial.” In Pereira, Sara Marques, Maria de Deus Manso and Marília Favinha (Eds.) Feminino ao Sul – Historiografia da Mulher. Lisboa: Livros Horizonte, 131-144.
  • (2008). “Terrors of Authenticity: the art of grotesque in Chuck Palahniuk’s Invisible Monsters.” In U Évora (Ed.) (Ex)changing Voices, Expanding Boundaries, 157-164.

Outras orientações:

  • (2014) Ludmila Bandeira, Novas Perspetivas da Literatura Gótica Norte-Americana: O contributo de A. M. Homes. U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: 18/20. 28 Mar.
  • (2012). Supervision of Luís Elói, “Representações da Mulher na Psicopatologia Masculina no Gótico Americano Contemporâneo,” U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: 18/20. 20 Jul. 
  • (2011). Supervision of Álvaro de Seiça Neves,“Transdução - Processos de Transferência na Literatura e Arte Digitais,” U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: 19/20. Oct.
  • (2011). Supervision of Benilde da Piedade Santos Gaião, "A Família Gótica Americana em William Faulkner, Joyce Carol Oates, Thomas Harris e Anne Rice," U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: 18/20. Mar.
  • (2011). Supervision of Vânia Matroca, “'Darkly Dreaming Dexter' de Jeff Lindsay – Anatomia de um Assassino em Série," U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: 18/20. Feb.
  • (2010). Supervision of Vilma Eleonora Serrano, "Impulsos perversos na ficção de Donna Tartt," U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: Very Good. Mar. 
  • (2009). Supervision of João Luís Brejo Nabo, “O Escritor e o seu Duplo em Bret Easton Ellis,” U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: Very Good.
  • (2009). Supervision of José Carlos Guerreiro Gil, “H.P. Lovecraft – Um Ícone da Cultura Ocidental Contemporânea,” U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: Very Good.
  • (2008). Supervision of Paula Cristina Damásio Lagarto, “Os Vampiros do Novo Milénio: evoluções e representações na Literatura e outras Artes,” U Évora (M.A. in Contemporary Literary Creations). Final Mark: Very Good.

Artigos em conferências:

  • (2012). "Gothic presences in "Eating your heart out." In Chafes, Rui and Vera Mantero (eds.) Relational Forms I: an International Conference on Literature and the Arts, Via Panorâmica: An Electronic Journal of Anglo-American Studies. U Porto, 162-174.

Livros, incluindo obras de um único autor (incluindo edições escolares de textos e traduções, com introdução e comentários orais ou escritos): 

  • (2011). Palavras Assombradas. Col. Revólver. Lisboa: Chiado Editora.
  • (2008). Brown, Poe, Hawthorne e Melville: Terror na Literatura Norte-Americana. 2 Vol. Lisboa: Universitária Editora.
  • (2003). Emoção Trágica e Impessoalidade na Poesia Moderna. ed. 1, 1 vol. Lisboa: Universitária Editora. ISBN: 972-700-465-2.

Edição de números especiais de revistas ou colecções de ensaios, com contribuições científicas significativas do investigador:

  • (2010). Ed. of a special issue celebrating the bicentenary of Edgar Allan Poe (Co-auth: MVGato), The Edgar Allan Poe Review. Spring. Pennsylvania: The Penn State University. Vol. XI. Nr. 1. 

Capítulos de livros, incluindo as contribuições para artigos em conferências, contribuições para festschriften, ensaios em colecções:

  • (2013). "The Abyss Attraction in Poe, Hitchcock and Neil Gaiman." In CVFerreira et al. (Eds.) A Scholar for All Seasons: Homenagem a João Almeida Flor. U Lisboa: CEAUL/ULICES, 625-632.  
  • (2012). “The Paradox of Horror: The Dark Side of Gothic Aesthetics." In Eoghain Hamilton (Ed.) The Gothic - Probing the Boundaries, Global Interdisciplinary Research Studies, Oxford: Interdisciplinary Press, 3-11.
  • (2012). “PRIMUM NON NOCERE – Acima de Tudo, não Prejudicar: Uma Máxima para a Universidade do Futuro.” In Vaz, Francisco A. L and Sara M. Peireira (Eds.) Universidade de Évora (1559-2009) - 450 Anos de Modernidade Educativa. Lisboa: Chiado Editora, 687-692.
  • 2011). "Evil Writers: The Obsessive Effect of Gothic Writing." In Zuñiga, Laura Torres and Isabel Mª Andrés Cuevas (Eds.) Constructing Good and Evil, Oxford: The Inter-Disciplinary Press.
  • (2008). “‘Ligeia’ de Edgar Allan Poe: Uma mulher muito especial.” In Pereira, Sara Marques, Maria de Deus Manso and Marília Favinha (Eds.) Feminino ao Sul – Historiografia da Mulher. Lisboa: Livros Horizonte, 131-144.
  • (2008). “Terrors of Authenticity: the art of grotesque in Chuck Palahniuk’s Invisible Monsters.” In U Évora (Ed.) (Ex)changing Voices, Expanding Boundaries, 157-164.
  • (2009). “Visions of Fear: the power of shock of Du Maurier’s suicide birds.” In Carlos Ceia et al. (Eds.) Letras & Ciências - As duas Culturas de Filipe Furtado. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 111-116.
  • (2007). “Perversity as one of the Fine Arts: creative acts of destruction in some gothic novels".  Nostalgia or Perversion? Gothic Rewritings from the Victorian Age to the Present Day, ed. Isabella van Elferen, 232 - 245. ISBN: 978-1847182470. Cambridge: Cambridge Scholars Press.
  • (2006). “A Metáfora da Peste na Obra de Charles Brockden Brown” .  In Homenagem a Margarida Llosa, ed. Ana Luísa Amaral e Gualter Cunha, 251 - 259. ISBN: 972-8932-12-X. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • (2005). “The Art of Terror: some artistic references in Gothic Literature.” Olhares e Escritas - Ensaios sobre Palavra e Imagem, 79 - 88. ISBN: 972-8932-04-9. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • (2005). “The Oval Portrait: Retrato de um Artista Perverso.” Viagens pela Palavra, ed. Mário Avelar, 185 - 194. ISBN: ISBN: 972-674-454. Lisboa: Universidade Aberta
  • (2004). “Edgar Allan Poe: O Artista e o seu Duplo.”  O Lago de Todos os Recursos , ed. Luísa Leal de Faria e Teresa Ataíde Malafaia, 179 - 188. ISBN: 972-8886-02-0. Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.
  • (2004). “How Ignorant Are You In Your Pride Of Wisdom: algumas Histórias de Criação e Perversão.”  Novas Histórias Literárias – New Literary Histories, ed. Isabel Caldeira, Isabel Donas Botto, José Manuel Mota, Isabel Pedro, Manuel Portela, Teresa Tavares, 294 - 302. ISBN: 972-798-126-7. Coimbra: Minerva.
  • (2003). “Nathaniel Hawthorne: o Príncipe das Trevas”.  Estudos Anglo-Portugueses - Livro de Homenagem a Maria Leonor Machado de Sousa, ed. Carlos Ceia, Isabel Lousada, Maria João da Rocha Afonso, 437 - 450. ISBN: 972-772-409-4.

Outras actividades:

  • (2009). Coord. and chair M.A. Students Panel: “Gothic Creativity”, Biblioteca Nacional, 20 Mar.
  • (2009). Coord. and chair Panel: “Arte Fantástica em Portugal”, Casa Fernando Pessoa, 19 Mar.
  • (1989-2009) Literary Criticism in the Newspapers: Jornal de Letras, Público, O Independente.

Comunicações apresentadas em conferências internacionais

Por proposta:

  • (2010). "The Paradox of Horror: the dark side of Gothic aesthetics." 1st Global Conference on The Gothic: Exploring Critical Issues, Prague, 5-9 May. 
  • (2009). “From Videodrome to Dexter: ‘Long live the New Flesh!’” Monstrous Media / Spectral Subjects, 9th Biennal Conference of the International Gothic Association, Lancaster U, England, 21-24 Jul.  
  • (2007) “Evil writers - the obsessive effect of gothic writing”, 8th Global Conference:Perspectives on Evil and Human Wickedness, 19th March 2007 - Friday 23rd March, Salzburg, Austria. 
  • (2006)“The Abyss Attraction in Poe, Hitchcock and Neil Gaiman”, Space, Haunting, Discourse, Universidade de Karlstad, Karlstad,Suécia, 15 - 18 June. 
  • “Visions of Fear: the power of shock of Du Maurier’s suicide birds”, International Centenary Conference, Fowey, Cornwall, 10-11 May, 2007.
  • (2005) “Perversity as one of the Fine Arts: creative acts of destruction in some gothic novels”, Nostalgia or Perversion? Gothic Rewritings from the Victorian Age to the Present Day, International Interdisciplinary Conference, Radboud University, Nijmegen (NL), 9-11 November.  
  • “The Expression of Terror: Abstract Expressionism and American Gothic Fiction”, Gothic – Eyes and Ears, Pop Culture Association and American Culture, PCA/PAC Annual Conference, San Diego, California, USA, 22 a 26 de Março de 2005.  
  • “Fernando Pessoa e T. S. Eliot: Emoção Trágica na Poesia”, Departamento de Estudos Hispânicos, Universidade de Bristol, Maio, 2003. 
  • “The Mad Scientist and the Paradox of Science, Art and Literature”, Madness in Literature, Pop Culture Association and American Culture, PCA/PAC Annual Conference, Philadelphia, USA, 11 a 14 de Abril de 2001. 

Comunicações apresentadas em conferências nacionais:

Por convite:

  • (2012). “The Dark Side of the Screen – a resistance to the changing times.” Int. Cong. Changing Times: Performances and Identities on Screen, U Lisboa, 7-9 Nov.
  • (2012). “Darkness Visible - reflexão sobre poesia gótica.” Conf. A Poesia diante do espelho, vendo-se, pensando-se, Poesia e Autorreflexividade, U Évora, 12-13 Dec.
  • (2012). “The Dark Side of the Screen – a resistance to the changing times.” Changing Times: Performances and Identities on Screen, U Lisboa, 7-9 Nov.
  • (2012). “Forever young – why we still love vampires in the 21st century.” Dracula and the Gothic in Literature, Pop Culture and the Arts - An interdisciplinary colloquium at the centenary of Bram Stoker’s death, U Minho, 20-30 Jun.
  • (2012). “Mulheres que lêem são perigosas e outros insuspeitos ‘perigos’ da leitura.” Semana do Livro, Associação Académica da Universidade de Évora, U Évora, 16 de Maio.
  • (2012). “Heart to Heart: poesia inspirada pela arte Americana do séc. XX.” 2.º Encontro de Literaturas Anglófonas e Artes, U Évora, 11 May.
  • (2012). “Influência do Gótico Americano em Palavras Assombradas.” Jornada Literária, M.A. in Literary Creations and Comparative Literatures and Poetics, U Évora, 18 Apr.
  • (2011). "Schoolhouse Gothic - A new direction for Gothic Studies." Current Debates in English and American Studies, 34th Annual APEAA Conference, U Coimbra, 12-14 May.
  • (2011). "The New Gothic Art - shock waves to find a lost sense of self." 31st Annual APEAA Conference, Sociedade de Geografia, Lisboa, 15-17 Apr.
  • (2010). “Gothic short circuits in Paul Bowles’ short fiction.” Do you Bowles? – Paul Bowles Centennial Conference, U Lisboa, 21-23 Oct.
  • (2009). “‘All Things are Double’: Eudora Welty’s prismatic View in Post-Racial America.” Int. Conf. Has the USA Moved Beyond the Race Issue?, U Lisboa, 6-12 Nov.
  • (2009). “PRIMUM NON NOCERE - Acima de Tudo, não Prejudicar: Uma máxima para a Universidade do Futuro.” Conf. Comemoração dos 450 anos da Universidade de Évora, 29-31 Oct.
  • (2009). “Uma leitura de Frankenstein de Mary Shelley.” Roda de Leitura da Biblioteca Pública de Évora, 22 Apr.
  • (2009). “Criatividade Gótica em Poe.” Int. Conf. Poe e a Criatividade Gótica, U Lisboa, 18-20 Mar. 
  • (2009). “Expressions of a self without a self in Darkly Dreaming Dexter by Jeff Lindsay.” Self, Memory and Expression, 30th Annual APEAA Conference, U Porto, 20-30 Feb.
  • (2008). “O Gótico Americano na Literatura e outras Artes.” Sociedade de Geografia, Lisboa, Nov.
  • (2008). “Portuguese Loyalty and American Vengeance: Daniel Silva’s double heritage.” Int. Conf. Narrativa e Diáspora Portuguesa, U Lisboa, 23-25 Oct.

Por proposta:

  • (2012). “The Dark Side of the Screen – a resistance to the changing times.” Changing Times: Performances and Identities on Screen, U Lisboa, 7-9 Nov.
  • (2011). "Schoolhouse Gothic - A new direction for Gothic Studies." Current Debates in English and American Studies, 34th Annual APEAA Conference, U Coimbra, 12-14 May.
  • (2011). "The New Gothic Art - shock waves to find a lost sense of self." 31st Annual APEAA Conference, Sociedade de Geografia, Lisboa, 15-17 Apr.
  • (2010). “Gothic short circuits in Paul Bowles’ short fiction.” Do you Bowles? – Paul Bowles Centennial Conference, U Lisboa, 21-23 Oct.
  • (2009). “‘All Things are Double’: Eudora Welty’s prismatic View in Post-Racial America.” Int. Conf. Has the USA Moved Beyond the Race Issue?, U Lisboa, 6-12 Nov.
  • (2009). “Criatividade Gótica em Poe.” Int. Conf. Poe e a Criatividade Gótica, U Lisboa, 18-20 Mar. 

  • (2009). “Expressions of a self without a self in Darkly Dreaming Dexter by Jeff Lindsay.” Self, Memory and Expression, 30th Annual APEAA Conference, U Porto, 20-30 Feb.
  • (2008). “Portuguese Loyalty and American Vengeance: Daniel Silva’s double heritage.” Int. Conf. Narrativa e Diáspora Portuguesa, U Lisboa, 23-25 Oct.

Palestras por convite:

  • (2009). Conferência “Uma leitura de Frankenstein de Mary Shelley”, inserida no programa de Roda de Leitura da Biblioteca Pública de Évora, 22 de Abril.
  • (2005). “Crises, Catástrofes e Apocalipses” no âmbito da comemoração do Dia da Filosofia, organizada pelo Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora 28 de Novembro..
  • (2004). “Memórias Assombradas em Poe, Bloch, King, McGrath, Ellis e Sarah Kane”, no âmbito do Curso Livre de Literatura Contemporânea, Universidade de Évora, 20 de Maio. 
  • (2004). “Poesia Anglo-Americana e Artes Plásticas” - Integrada numa Acção de Formação da Comissão de Estágios do Curso em Ensino de Português e Inglês) 18 de Março.
  • (2003). “Literatura e Loucura” no âmbito da comemoração do Dia da Psicologia, organizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, 2003. 
  • (2003).“Literatura Anglo-Americana e Artes” - integrada numa Acção de Formação da Comissão de Estágios do Curso em Ensino de Português e Inglês), 27 de Março.
  • (2003). “Uma Introdução a Frankenstein de Mary Shelley”, no âmbito da Comemoração do dia de Halloween na Escola Secundária de Alcácer do Sal.  
  • (2002).“Literatura Gótica no Ensino Secundário” no âmbito da Comemoração do dia de Halloween na Escola Secundária de Almodovar.
  • (2002). “O Paradoxo da Criação: algumas interpretações Literárias e Cinematográficas sobre o tema do Cientista Louco’”, Colóquio Pluridisciplinar O Conhecimento Proibido – Diálogo sobre os processos criativos das Artes e das Ciências, Universidade de Évora, 9 de Maio.
  • (2001). “Edgar Poe e Mário de Sá Carneiro em Diálogo Transatlântico”, Ciclo de Palestras, Encruzilhadas Transatlânticas – Transatlantic Crossings, Universidade Aberta, 18 de Maio.

Investigação Futura:

  • (Forthcoming). “Gothic short circuits in Paul Bowles’ short fiction.” In Do you Bowles? – Paul Bowles Centennial Conference, U Lisboa. (Accepted.) 
  • (Forthcoming). “Forever young – why we still love vampires in the 21st century.” In Dracula and the Gothic in Literature, Pop Culture and the Arts: An interdisciplinary colloquium at the centenary of Bram Stoker’s death, U Minho. (Accepted.) 
  • (Forthcoming). Two collective volumes on American Gothic, The Art of Terror; Perversity and Madness in Art and Literature.
  • (Forthcoming). “Expressions of a self without a self in Darkly Dreaming Dexter by Jeff Lindsay.” Self, Memory and Expression. (In print.)
  • (Forthcoming). “Portuguese Loyalty and American Vengeance: Daniel Silva’s double heritage.” Anglo Saxonica. (Submitted for publication).  
  • Forthcoming). “Media Gótico – o crime e seu duplo ficcional na Literatura, Cinema e TV.” (Submitted for publication). 

 

 



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