Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Estudos Ingleses: Cultura (GI 2)

Investigadoras Principais: Maria Teresa Barbieri de Ataíde Malafaia e Ana Cristina Ferreira Mendes

Nº total de investigadores: 16 - Nº de membros integrados (doutorados): 7 / Nº de alunos de doutoramento: 5 / Outros investigadores: 4

A unidade de investigação que, desde a origem do CEAUL, nos habituámos a chamar “Linha de Acção 2”, imprimiu sempre uma ênfase especial aos estudos de cultura. Numa época em que a Literatura e a Linguística pareciam monopolizar o território herdado das antigas Filologias, o estudo da “Cultura” começou emergir como um campo de análise comparativamente novo e que, muito rapidamente, apropriou matrizes interdisciplinares que têm vindo a enriquecer os temas de investigação trabalhados por este grupo.

Assim, mantendo intacta a origem literária dos nossos estudos, desdobrados principalmente no âmbito da ficção e da ensaística, as metodologias de análise abriram-se para a história das ideias, a análise social e, mais recentemente, para os estudos de género e de identidade, de etnicidade e de raça, atribuindo-se cada vez maior ênfase a estudos de cultura e representação visuais. Dentro deste amplo quadro de referências cada investigador prossegue interesses individuais especializados, mas permanentemente cruzados com a dinâmica do grupo.

O programa de trabalho que a Unidade de Investigação está a desenvolver em conjunto, já iniciado no ano de 2008-2009, e com projecto de desenvolvimento ao longo do presente triénio, mobiliza a actividade em torno do tema “Império Britânico”. Esta temática implica uma dimensão diacrónica, em que a história do Império e das múltiplas configurações que lhe foram sendo imprimidas permite e solicita análises filosófico-políticas, em que a diversidade cultural dos espaços do Império requer análises culturais, sociológicas e antropológicas, em que a variedade das representações interpela a interpretação dos estudos de cultura visual. O desenvolvimento do projecto teve já uma primeira fase de apresentação pública, com o título “Império Britânico – ideologias, perspectivas, percepções”, que girou sobretudo em torno do Império Britânico na Índia. Os próximos passos de desenvolvimento do projecto serão dedicados às expressões de Império em África e nas Américas.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link