Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Estudos Americanos (GI 3)

Investigadores Principais: Margarida Vale de Gato e Edgardo Medeiros da Silva

Nº total de investigadores: 22 - Nº de membros integrados (doutorados): 11 / Nº de alunos de doutoramento: 3 / Outros investigadores: 8

Este Grupo de Investigação centra a sua actividade na área de Estudos Americanos e define a sua abordagem metodológica pela prática constante do diálogo intercultural e interdisciplinar entre matérias distintas — literatura e música, autobiografia e pintura, literatura e fotografia, cinema e outras artes, literatura e história. A investigação da LA5 caracteriza-se, ainda, pela forte incidência na relação entre as culturas americana e portuguesa bem como pelo foco na dinâmica intracultural e intercultural da cultura luso-americana.

Paralelamente, e fruto da percepção de que a matéria das disciplinas que designamos por Humanidades existe, na nossa época, em diálogo fecundo e permanente com outros campos de estudo, incluindo os das Ciências duras ou exactas e da Tecnologia, tem como objectivo a pesquisa das diferenças e semelhanças entre campos de estudo, no que respeita a metodologias bem como as influências mutuamente exercidas e que contribuem para o desenvolvimento recíproco de cada um dos campos. Este é um projecto de longo prazo que visa associar o Grupo às tendências dominantes dos Estudos Americanos contemporâneos.

Tendo em vista a realização dos objectivos anteriormente delineados, a LA5 prossegue com o fortalecimento de políticas de colaboração com académicos de universidades americanas e canadianas (Univ. de Georgetown, Univ. de Brown, Univ. de Central Arkansas, Univ. de Massachusetts Amherst, Univ. de Massachusetts Dartmouth, Univ de Brock, Ontario), assim como com o Instituto J. F. Kennedy (Universidade Livre de Berlim), e com entidades como a Society for the Study of the Short Story. Esta política visa alargar o âmbito de acções de investigação da LA5 criando, ainda, as condições de supervisão conjunta ao nível da pós-graduação, de co-organização de congressos internacionais em Lisboa e de co-edição de publicações deles resultantes.

Um outro projecto é o “Mapeamento dos Estudos Americanos em Portugal”, construído a partir das realizações do passado e do presente com vista a desenvolvimentos futuros. A LA5 tem, em fase de estudo, a organização de um arquivo dinâmico cujo formato permita actualização contínua.

A LA5 participa em encontros científicos de vária natureza, nacionais e internacionais, convida especialistas de reconhecido mérito para palestras e seminários por si organizados, e procura que os seus investigadores tomem parte em actividades semelhantes. Paralelamente, fomenta a participação nos programas de Pós-Graduação em Estudos Americanos bem como em projectos orientados para a comunidade.

       
      Voltar
      Topo

      Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


      Related Link