Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Linhas Temáticas

Linha Temática 1 - Lendo a Diáspora, a Pós-colonialidade e o Mundo de Língua Inglesa

Coordenadora: Teresa Cid

 

A LT 1, Lendo a Diáspora, a Pós-colonialidade e o Mundo de Língua Inglesa, investiga vários géneros de textos verbais, visuais e sonoros em relação estreita com os modos de deslocação e os movimentos migratórios resultantes quer da expansão colonial britânica ao longo dos tempos, quer da emigração recorrente para a América. Entre os seus principais objectos de análise estão as transformações culturais, as relações de poder, a formação de identidades e as políticas de linguagem motivadas por tais movimentos históricos. Aborda também os modos como linguagem e línguas, ideias, imagens, música, entre outras formas expressivas do mundo de língua inglesa, condicionaram e condicionam ainda a migração histórica de povos e culturas, não se limitando a espelhá-la ou a corresponder aos seus estímulos. Estuda também a importância estratégica do inglês como lingua franca, independentemente de como é usada por falantes nativos, e como língua internacional, com especial relevo para a comunicação e os problemas relacionados com dinâmicas interculturais.

 



Linha Temática 2 - Trocas Interlinguísticas, Interculturais e Intersemióticas

Coordenadora: Alexandra Assis Rosa

 

A LT 2, Trocas Interlinguísticas, Interculturais e Intersemióticas, incide sobre os Estudos de Tradução e Recepção, em diálogo com os Estudos Literários e Inter-artes, e dá ênfase ao complexo estético-ideológico da mediação intersemiótica. No enquadramento teórico dos Estudos de Tradução, é seu objetivo cartografar, analisar, interpretar e explicar encontros interculturais, prestando especial atenção à tradução e à circulação intercultural de diversos tipos de texto verbais e audiovisuais, à importância contextual de relações de poder interculturais (e ao papel desempenhado pela língua inglesa, actualmente hipercentral) e ao contributo da interferência intercultural, com especial atenção a Portugal e ao mundo de língua inglesa. Na sua actual configuração, a linha integra diversos projetos no âmbito das Humanidades Digitais, empenhados na recolha de dados e no desenho e disponibilização de bases e corpora de acesso livre, bem como na criação de plataformas interativas, todas elas ancilares para o desenvolvimento de investigação futura.

 



Linha Temática 3 - Humanidades, Medicina, Comunicação

Coordenadora: Isabel Fernandes

 

A LT 3, Humanidades, Medicina, Comunicação, investiga as aplicações inter- e transdisciplinares dos Estudos Literários, explorando o contributo das competências comunicativas e expressivas neles desenvolvidas para a melhoria das práticas relacionais nos cuidados de saúde. A investigação tem por base o trabalho anterior dos membros do projeto de investigação interinstitucional Narrativa & Medicina, acolhido pelo CEAUL desde 2009. Beneficia da incidência nos Estudos Literários e na Teoria Literária por parte da maioria dos investigadores do CEAUL, no intuito de promover uma convergência inovadora com as Ciências da Saúde, acompanhando desenvolvimentos recentes em países de língua inglesa como os EUA, o Reino Unido e o Canadá. Os seus alvos de impacto social incidem (1) na formação de formadores nesta nova área de intervenção interdisciplinar em Portugal; (2) no desenvolvimento de cursos de educação superior; e (3) na disseminação dos resultados de investigação, em colaboração estreita com as instituições parceiras nas áreas da Saúde e de disciplinas afins.

 
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link