Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Outras Literaturas e Culturas de Expressão Inglesa (GI 4)

Investigadora Principal: Teresa Casal

Nº total de investigadores: 10 - Nº de membros integrados (doutorados): 4 / Nº de alunos de doutoramento: 4 / Outros investigadores: 2

O Grupo de Investigação 4 do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) dedica-se às literaturas e culturas de expressão inglesa que emergiram como áreas de estudo autónomas ao longo das últimas décadas do séc. XX, designadamente os Estudos Irlandeses e as Novas Literaturas de Expressão Inglesa da Austrália, Canadá, Índia e África do Sul.

Partindo de uma abordagem interdisciplinar, a investigação desenvolvida pelo GI4 estuda essas literaturas e culturas tanto na especificidade dos respectivos contextos históricos e geopolíticos, como numa perspectiva intercultural. Tendo em conta as alterações na arquitectura política e identitária de sociedades marcadas pelo colonialismo e a migração, patentes na Lei do Multiculturalismo do Canadá (1988), na África do Sul pós-apartheid, na Irlanda após o Acordo de Paz (1998), na Índia pós-independência e nas desculpas oficiais aos povos indígenas da Austrália (2008), o GI4 lançou o seu actual projecto sobre “Representations of Home” (2013-2020). “Representations of Home” (RHOME) estuda representações literárias e visuais de “casa”, identidade e pertença em sociedades que têm vindo a reconfigurar as suas heranças múltiplas e por vezes conflituais. O projecto explora o modo como as representações literárias e visuais de “casa” se articulam com i) língua; ii) lugar; iii) conflito; iv) e corpo.

A partir de 2014, as actividades do GI4 incluem o “Representations of Home Open Seminar” (RHOSE), aberto à comunidade e cujos convidados, oriundos de dentro e de fora da academia, abordarão uma das linhas de investigação, bem como o primeiro simpósio sobre “Representations of Home” em Novembro de 2014. Seguir-se-ão, em ritmo bianual, os simpósios RHOME de 2015, 2017 e 2019.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link